R. Engenheiro Bernardo Sayão, 24 - BH/MG
(31) 99350.5771
(31) 3586.0578
valvulas de retenção de esgoto

Conheça o funcionamento e benefícios da Válvula de Retenção 

A válvula de retenção é um produto moderno e flexível que impede o refluxo de esgotos públicos e também o acesso de animais roedores no interior das residências.

Normalmente, as válvulas industriais de retenção, possuem dois orifícios com duas aberturas em seu corpo, sendo que uma abertura é para a entrada do ar ou fluido (designada como porta de entrada) e a outra é para permitir a saída do fluido (referida como a porta de saída).

Além de ser um mecanismo indispensável para evitar odores desagradáveis, sua grande vantagem é seu projeto com curso reduzido do disco, o que torna a válvula mais rápida, reduzindo ou até mesmo eliminando golpes na linha.

Características e Utilização da Válvula de Retenção

As duas principais características da válvula de retenção é que nenhuma intervenção humana é necessária para que ela opere e sua alimentação é somente por fluxo e pressão diferencial. Ela é utilizada principalmente para:

  • Fornecer alívio de pressão para a segurança do sistema;
  • Impedir a contaminação por refluxo;
  • Proteger o equipamento contra danos no refluxo.

A válvula de retenção pode ser do tipo mola ou do tipo sem mola

– Tipo mola (também chamada de alívio)

A força de uma mola mantém um cone contra o seu assento dando-lhe a condição de fechada. Quando acontece um fluxo de fluido no sentido certo, o cone é deslocado do assento, permitindo a compressão da mola e dando condição para a passagem do ar.

 – Tipo sem mola

Este tipo é outra versão da válvula de retenção e neste caso, o bloqueio ocorre no sentido contrário ao favorável não contando assim com o auxílio de mola.

Diferenciais da válvula retenção para esgoto VCW

– Corpo e disco

O corpo da válvula é fundido em peça única, atendendo a norma AWWA C508. Possui o disco completamente encapsulado em borracha e reforçado internamente com tramas de nylon, garantindo a flexão sem ruptura.

– Tampa e Dreno

Dispõe de tampa com instalação simples, o que possibilita a higienização e conservação da válvula em linha. Já o dreno contém furo com furo roscado em plug, que também propicia a limpeza.

– 100% de vazão e rápido fechamento

Apresenta pouca perda de carga sem restrição do fluido, tem curso do obturador reduzido o que torna o fechamento mais rápido, contribuindo para a diminuição dos riscos.

Como instalar as Válvulas de Retenção de esgoto?

– A válvula e tubulação devem estar niveladas. Isso evitará danos no manuseio.

Antes de fazer a montagem, limpe toda a tubulação para que todos os resíduos sejam eliminados.

– Durante a instalação, a válvula industrial deve estar fechada para que, na soldagem, não caiam sujeiras ou respingos, pois eles podem prejudicar a vedação.

Observe o sentido do fluxo que fica indicado no corpo da peça.

Remova as proteções das extremidades.

– Verifique a entrada da bomba. Se o diâmetro for o mesmo, ótimo. Se não for, utilize um adaptador.

– Para a abertura da válvula, gire no sentido anti-horário. E, para fechar, no sentido horário.

Por fim, o tratamento de efluentes industriais ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes. Os efluentes precisam ser tratados para retornarem aos recursos hídricos. Se despejados diretamente, o impacto ambiental gerado e os custos para recuperação são enormes.

Um ambiente poluído gera prejuízos à saúde e podem influenciar na rotina das pessoas por causa de doenças geradas pelo esgoto. Por isso a importância de realizar corretamente o tratamento da água.

 

 

 

 

Leave a reply


WhatsApp chat