R. Engenheiro Bernardo Sayão, 24 - BH/MG
(31) 99350.5771
(31) 3586.0578
Válvula de retenção - efluentes líquidos

Tratamento de água e efluentes – válvula de retenção em BH

Como funciona o tratamento de água e efluentes?

O que são efluentes industriais?

“Efluente” é o nome dado a qualquer substância, líquida ou gasosa, resultante de alguma ação humana – podendo ser de origem doméstica e industrial. Como um exemplo, temos (i) as chaminés de indústrias, as maiores emissoras de efluentes gasosos no mundo (efluentes industriais); e (ii) diversos efluentes líquidos (água) envolvidos com poluentes como matéria orgânica e compostos químicos e tóxicos. Esta água que é contaminada em algum processo necessita de tratamento – só assim ela poderá ser utilizada para consumo posteriormente.

Tratamento de água

Um dos maiores exemplos de efluente líquido poluído no Brasil é o Rio Tietê, em São Paulo – ainda em 2016, 137 quilômetros do rio era considerado morto, ou seja, sem oxigênio disponível para que exista vida. Esta poluição está relacionada ao despejo de lixo industrial e esgoto de aproximadamente 39 cidades diretamente no rio. Para realizar o tratamento do efluente, a água deve passar por cinco etapas. Veja abaixo algumas das etapas do processo de tratamento de água.

1- Pré tratamento de efluentes líquidos

Consiste na separação dos sólidos presentes no efluente para (i) garantir maior segurança aos equipamentos das estações de tratamento de água e (ii) facilitar seu transporte.

2- Tratamento de efluentes líquidos primário

A partir de processos físico e químicos, é feita a remoção de sólidos em suspensão e flutuantes e de matéria orgânica presente no efluente.

3- Tratamento de efluentes líquidos secundário

Com o objetivo de remover o restante da matéria orgânica do efluente, são realizados diversos processos bioquímicos, podendo ser aeróbicos e anaeróbicos.

4- Tratamento de efluentes líquidos terciário

Junto do tratamento do lodo (matéria orgânica) retirado do efluente, é realizado também o seu tratamento terciário. Ele consiste na remoção de substâncias como nitrogênio e fósforo para que a água seja utilizada com fins potáveis.

Segurança na realização do tratamento de efluentes – válvula de retenção

Por fim, não se pode deixar de falar sobre a importância da segurança para realização de tratamento de água e seu bombeamento no geral, que pode acontecer no saneamento básico, na mineração, na siderurgia e na fabricação de celulose e papel, por exemplo. Dentro disso, as válvulas de retenção de fechamento rápido são bastante importantes – afinal, são elas a solução técnica definitiva para os problemas decorrentes de golpe de aríete.

A válvula de retenção de fechamento rápido para efluentes industriais

A válvula de retenção de fechamento rápido tem o objetivo de minimizar e sanar problemas existentes em sistemas de bombeamento que ocorrem devido a golpes de aríete e falhas operacionais das válvulas de retenção de concepção clássica. Este modelo destaca-se pela ausência de vibrações induzidas ao sistema, ruídos e pela alta capacidade de vedação na posição fechada – são extremamente importantes quando o assunto é bombeamento de água!

Leave a reply


WhatsApp chat