Atualmente, uma das grandes questões dentro do mercado industrial é a redução de custos, tanto em função da chegada de crise financeira com o objetivo de manter a vitalidade da empresa, quanto pela necessidade de manter ou aumentar sua própria vantagem competitiva. Dentro disso, diversas medidas são tomadas, desde a otimização da qualidade dos processos da empresa e realização de processos de recrutamento, seleção e treinamento de equipe de trabalho, até a redução de seus custos indiretos, o que engloba aluguéis, contas diversas, etc.

Aqui, elencamos três pontos importantes de serem atentados quando o assunto é redução de custos.
Como reduzir os custos sem afetar a produtividade da empresa?

O primeiro ponto é a produtividade da empresa: não adianta reduzir custos se isso afetar sua produtividade e seu lucro. Por isso, em grande parte, a redução deve passar pela eliminação da ociosidade de máquinas e funcionários. Ou seja, é muito importante que as jornadas de trabalho sejam otimizadas e os equipamentos plenamente utilizados, de forma a reduzir seus custos unitários de operação. Para tal, é importante que as ferramentas de trabalho garantam um uso efetivo e de qualidade pelo funcionário.

Redução de custos x confiabilidade de um produto

Outro ponto muito importante dentro disso é a confiabilidade dos produtos. Também não adianta reduzir custos e acabar investindo em equipamentos baratos que trarão algum malefício, como manutenções de valor elevado, baixo valor de revenda, alto custo de frete e, principalmente, a baixa qualidade. Ou seja, ao invés de se buscar uma qualidade máxima a qualquer custo, é importante buscar sempre uma qualidade ótima, de forma a assegurar a satisfação dos clientes de forma economicamente viável. Deve-se lembrar, aqui, que o custo de recuperar um cliente insatisfeito é com certeza maior do que o custo de conquistá-lo.

Redução de custos x segurança no trabalho

Além disso, não apenas para evitar a baixa qualidade se deve buscar produtos confiáveis, mas também em busca da segurança ocupacional. O Brasil é hoje um dos países com maiores índices de acidentes no trabalho, estes concentrados nos setores de construção civil e transportes, sendo que diversas empresas de grande e médio porte já deixaram claro que os investimentos em saúde e segurança trazem retorno aos negócios. Dentre as principais atividades dentro dessa área, estão a prevenção de acidentes, a promoção da saúde, a prevenção de incêndios e a promoção de treinamentos. Em grande parte, isso significa conhecer a qualidade dos produtos e equipamentos disponibilizados aos funcionários.

Os acidentes de trabalho trazem problemas diversos à empresa, já que eles não causam repercussões apenas de ordem médica e pessoal do funcionário: além de todos os empecilhos jurídicos, o empregador deixa de contar com sua mão de obra afastada e tem que arcar com todos os custos da relação de empregado. Ou seja, tudo o que pode ter sido economizado em produtos de maior qualidade ou treinamentos de funcionários, pode ser revertido em prejuízos no futuro.

A JCA oferece uma linha de equipamentos e ferramentas de grande confiabilidade, já que realizamos testes de todos os materiais e comprovamos a eficiência do que ofertamos. Solicite uma visita para nossa equipe, conheça nossos produtos!

Telefone

(31) 3586.0578

Endereço

R. Engenheiro Bernardo Sayão, 24 – BH/MG