Segurança do trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, proteger a integridade e capacidade de trabalho do funcionário. Ela atua de várias maneiras dentro de uma empresa, buscando melhorias para o ambiente corporativo.
A segurança do trabalho de uma empresa tem o objetivo de identificar, avaliar e controlar as situações de risco que os trabalhadores são expostos em suas atividades. Por meio de um mapeamento, os profissionais responsáveis elaboram normas, procedimentos e adaptações físicas no ambiente organizacional para que diminua os acidentes em cada atividade.
Eles também estudam os dados estatísticos de acidentes e doenças, planejando ações preventivas para cada setor, área e atividade. Os maiores objetivos são destacadas em três vertentes: redução dos acidentes, promoção da saúde do trabalhador e redução dos riscos de incêndio.
A segurança do trabalho é estabelecida por um conjunto de normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho é composta por normas regulamentadoras, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho.
Quais os profissionais que formam de segurança do trabalho?
O mural de segurança do trabalho de uma empresa deve conter a equipe multidisciplinar, composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam a SESMET – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Os empregados do estabelecimento formam a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com a finalidade de prevenir acidentes, doenças do trabalho e promovendo a saúde no trabalho.
O profissional da área possui uma ampla área de atuação. Ele pode exercer sua função em construções civis, fábricas de alimentos, pequenas, médias e grandes empresas, mineradoras e outros diversos ramos.
Qual a importância de investir em segurança do trabalho?
Implementar normas relativas à segurança do trabalho aumenta a produtividade das organizações, pois os riscos de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e afastamentos apresentam reduções. Além de ser uma exigência legal, uma empresa que se preocupa com a segurança de seus funcionários colabora para o seu bem-estar físico e emocional, motivando os trabalhadores a desempenharem suas funções.
Além disso, também possibilita que as tarefas diárias sejam realizadas com organização, evitando acidente e aumentando a produção. Ela melhora a relação entre empregador e funcionário, pois quando o colaborador percebe que o ambiente está melhor para que ele possa executar suas funções, passa a ter mais respeito pela direção.
Porém, alguns empresários acham que investir em segurança é um gasto desnecessário, cometendo um grave erro. Ao investir em segurança, a empresa economiza com acidentes, transporte para o acidentado, afastamento do funcionário, contratação de colaborador temporário e, até mesmo, indenização e ações trabalhistas.
Ao investir em segurança no ambiente corporativo torna-se mais agradável, leve e protegido. Assim, o funcionário sente-se valorizado, respeitado, satisfeito e passa a colaborar mais em suas funções.
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