A necessidade de bombeamento e da transferência de fluídos se encontra presente em diversos ramos da indústria.  Transferir esses fluidos de um reservatório para o transporte, controlar sua vazão e bloquear de forma segura e eficiente quando necessário são funções das bombas e válvulas industriais. Enquanto as bombas fazem basicamente a transferência de líquidos em ambientes industriais e municipais, as válvulas são aplicadas no controle de fluxo, nível e pressão. Este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre quais são os tipos e funções das bombas industriais.

Bomba centrífuga

Nelas, a energia fornecida ao líquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrífugas a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor. Caracterizam-se por operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo. As bombas centrífugas podem ser radiais, onde há a rotação de um impelidor de características especiais  para o desenvolvimento das forças centrífugas e axiais que são empregadas em projetos de grande vazão, mas em alturas pequenas ou médias.

Bomba submersível

Bomba submersível é um tipo de uma bomba que está contida em um motor de ar selado que está perto do corpo da bomba. Para utilizar esta bomba, toda a montagem é submersa no líquido que está a ser bombeado. Uma boa bomba submersível não depende da pressão externa de ar para levantar o fluido . Há também a bomba submersa, mas essa é utilizada em poços cartesianos e tem como principal função pressionar a água durante o processo de bombeamento, principalmente os líquidos.

Bomba hidráulica

A bomba hidráulica é um dispositivo mecânico criado para mover os líquidos com pressão suficiente para transmitir a energia no corpo de fluido, ou seja, é um instrumento que bombeia um fluido, geralmente um óleo de baixa viscosidade, com força suficiente para desempenhar um trabalho.

Existem vários tipos de bombas hidráulicas de uso geral, sendo as mais comuns as bombas de engrenagens, as bombas de parafuso, as bombas axiais/radiais, as bombas de pistão e as bombas de deslocamento fixo de palhetas. Estas bombas têm, frequentemente, mecanismos rotativos com tolerâncias pequenas entre as partes móveis e os compartimentos. Em comparação com outros tipos de bombas, a maioria dos tipos de bombas hidráulicas apresenta baixas velocidades de rotação.

Aplicações

As aplicações são diversas e atingem variado ramo industrial. Abaixo listamos os principais usos das bombas em alguns modelos industriais:

Indústria Petroquímica: refinarias no bombeamento de óleo diesel, graxas, asfalto, querosene, gasolina, óleos em geral;

Indústria Química: bombeamento de tintas, vernizes, esmaltes, solventes, resinas, fertilizantes, acetonas, ácidos, cosméticos, detergentes, sabões, bases;

Indústria Alimentícia: Bombeamento de xaropes, melaços, manteiga, geléias, gelatina, glicoses, óleo vegetal, cítricos, refrigerantes, cervejarias, óleos essenciais aromáticos;

Indústria Metalúrgica: Máquinas e Equipamentos Hidráulicos, filtros prensa, sistemas de lubrificação, queimadores de óleo, bombeamento de chumbo, mercúrio, etc;

Indústria Têxtil: são mercados com grande utilização dos vários tipos de bombas de engrenagens.

Telefone

(31) 3586.0578

Endereço

R. Engenheiro Bernardo Sayão, 24 – BH/MG