Alguns tópicos sobre tratamento e válvula de retenção de esgoto

O que é o tratamento de esgoto?

Tratar um esgoto é retirar os poluentes que estão presentes nele e, para isso, existem diferentes técnicas que serão aplicadas a depender da situação química e biológica do esgoto. Em muitos lugares no Brasil, o método utilizado é o de lodos ativados.

Tratamento de esgoto – Lodos Ativados

O método de lodos ativados foi desenvolvido em 1914,  na Inglaterra, e é amplamente utilizado. Seu funcionamento consiste no aumento de uma massa biológica que forma flocos e é colocada em contato com matéria orgânica – nesse caso, com a presença de oxigênio,  já que este sistema é aeróbio.

Dessa forma, o esgoto e o lodo são misturados e agitados em unidades construtivas chamadas de tanques de aeração – após este procedimento, o lodo é então enviado para o decantador, onde é possível separar a parte sólida do esgoto tratado. O lodo sedimentado volta, então, para o tanque de aeração, podendo ser também retirado para a realização de algum tratamento específico.

Estações de tratamento de esgoto

As Estações de Tratamento de Esgoto, também chamadas de ETE, são as unidades responsáveis por realizar estes procedimentos – ou seja, elas recebem o esgoto poluído e devolvem o efluente tratado a corpos d’água. O método do lodo sedimentado e os demais outros são complexos e consideravelmente demorados – mas são estes processos que garantem que contaminantes não tragam riscos ao meio ambiente e à pessoas.

Alguns problemas relacionados à tubulação de esgoto

Quando as residências se encontram próximas a rios, quando os terrenos em que estão localizadas são mais baixos que o nível da rua ou quando estão apenas propensas a alagamentos, é possível que o esgoto da rede pública acabe retornando para seus interiores. Isso acontece principalmente em dias de chuvas fortes, quando o escoamento das águas pluviais não consegue ser realizado de forma eficiente e acaba causando alagamentos. O ponto positivo é que a forma de resolver isso é simples e barata!

Válvula de retenção de esgoto

A Válvula de Retenção de Esgoto tem como objetivo impedir que aconteçam estes refluxos de esgoto público – e acaba também resolvendo um possível acesso de roedores à rede. Isso é possível graças aos anéis de vedação na tampa e na portinhola na válvula, que devem estar em perfeito estado para um bom funcionamento.

A instalação da Válvula de Retenção de Esgoto é simples, mas requer bastante atenção – o sentido do fluxo deve ser bem observado no corpo da peça, para que ela consiga impedir o refluxo de forma eficiente. Vale ressaltar: (i) é necessário realizar periodicamente a limpeza da caixa de gordura; (ii) é recomendada a dedetização preventiva de insetos nos ralos; e (iii) também é necessária a limpeza dos sifões, caixas sinfonadas e ralos em geral.

Tratamento de esgoto para mineração e siderurgia

O tratamento de esgoto da mineração e siderurgia consiste também na remoção de todas as substâncias contaminantes do efluente. Neste caso, os rejeitos podem afetar ainda mais gravemente a natureza e o ser humano – inclusive, se isso acontece em caso de mineração ou siderurgia, é considerado um crime ambiental.

Conseguimos tirar algumas dúvidas sobre tratamento e válvula de retenção de esgoto? Fique de olho nas demais novidades e conteúdos!

Telefone

(31) 3586.0578

Endereço

R. Engenheiro Bernardo Sayão, 24 – BH/MG